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sábado, 11 de maio de 2013

DICAS DE PILOTAGEM PARTE 3


ACELERAÇÃO:
- Quando a moto estiver na vertical, ou seja, em pé, a aceleração pode ser forte;

- A moto também acelera mais forte nas retas, quando você distribui o seu peso na roda traseira para obter mais tração.

- Use o controle do seu peso na frente ou na traseira, como um mecanismo de tração controlando a aceleração.

– Mantenha a roda dianteira leve, apenas tocando levemente no chão.

- O acelerador deve ser usado com agressividade, porém bem progressivo.

LOMBADAS E SALIÊNCIAS:

São três os tipos de saliências do terreno: irregularidades causadas pelas motos ao acelerar e ao freiar, proeminências naturais do terreno e obstáculos feitos pelo homem.
Existem técnicas básicas que se aplicam a todos os cocurutos e lombadas. Muitas vezes o piloto deve se segurar firme, preso, mas é só por um instante. Enquanto você melhora sua sincronização e confiança, será capaz de se relaxar e terá mais controle da moto.
Vários pilotos, principalmente amadores, se seguram muito presos, essa é a maior razão de terem problemas de antebraços travados.
É muito importante manter seu peso fora do guidão, enquanto pilota por um terreno acidentado. Prenda a moto com os joelhos, deixe a suspensão da moto funcionar, deixe que ela balance debaixo de seu corpo. Mantenha seu peso no centro e mova-se para trás quando a roda traseira bater nas lombadas maiores, com isto evitará com que a roda trepide e perca a tração. Não deixe seu corpo inteiro começar a se mover para cima e para baixo, segure a tensão em suas pernas. Mantenha a roda dianteira alta para que ela resvale no topo das lombadas. Não a deixe cair dentro dos buracos (partes fundas entre lombadas), mantenha a moto reta, não deixe a parte traseira ficar jogando de um lado para o outro. Enquanto pula pelas lombadas é importante colocar seu peso igualmente distribuído entre as rodas dianteira e traseira. Faça movimentos sincronizados e pilote relaxado.

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