Translate

terça-feira, 30 de abril de 2013

ENDURO DE REGULARIDADE



O Enduro de Regularidade é uma prova genuinamente brasileira, tendo sido criada por Ayres Augusto Mascarenhas, de Belo Horizonte -MG. Em 26/10/1975 ele realizou a primeira prova de Enduro de Regularidade do mundo na região de Macacos/ Nova Lima - MG. A prova teve 19 inscritos, sendo que 16 largaram e destes, apenas 7 completaram o trajeto, mesmo assim com 2 horas de atraso (fonte: Jornal Jeca-Jóia). 
Até hoje os mineiros são famosos nessa modalidade. No início da década de 80, o Regularidade se popularizou bastante, sendo em 1983 realizado o primeiro Enduro da Independência, até hoje a maior prova do Brasil.
Nessa época, a navegação era feita com Hodômetros originais (analógicos), Relógios comuns e com Calculadoras, uma loucura. Não existia Road Book e as Planilhas eram em folhas soltas, presas a uma planilha de anotações comum, presa ao guidão. Imagine a poluição que era, pois a cada página que passava, o piloto arrancava a folha e jogava fora. 
Portanto, em lugar algum do mundo você encontrará prova igual a nossa, o que existem são alguns Enduros Planilhados, contra o Relógio, mas com regras bem diferentes.

O que é o Enduro de Regularidade: Prova de longa duração, onde prevalecem a resistência e a Capacidade de Navegar do Piloto, além é claro, da técnica de pilotagem. Algumas provas, vão de um estado ao outro, como é o caso do Independência, que larga de São Paulo ou do Rio e chega em Minas Gerais, passando geralmente pelos 3 estados.
Nesse tipo de prova, o piloto tem 2 papéis: o de piloto (obviamente) e o de Navegador. Para um bom resultado, ele precisa se sair bem nas 2 coisas: se pilotar muito bem mas não souber navegar, um erro no trajeto pode comprometer toda a prova. Por outro lado, se navegar muito bem, mas se enroscar em obstáculos, também não terá bons resultados.


Planilha: Impressa em papel, a Planilha é como um “mapa” da prova, do roteiro a ser seguido, além disso, nela também constam os tempos ideais de passagem, a velocidade a ser seguida, os trechos, deslocamentos, neutralizados, avisos de perigo, enfim, tudo que o piloto precisa saber sobre a prova.
A planilha pode ser fornecida em folhas soltas, que o piloto deve colar com fita de forma a formar um “rolinho” para enrolar em Road Book, ou ainda pode ser fornecida em Bobina já enrolada, pronta para ser colocada no Road Book. Atualmente existem programas e impressoras que geram as planilhas em única Bobina já pronta, semelhante às impressoras de comprovantes de cartão de crédito.
Geralmente a planilha é entregue pelo organizador a partir da noite anterior a realização da prova, pois uma das características do Enduro de Regularidade é o desconhecimento do trajeto pelos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário